PERGUNTAS FREQUENTES.

O que é ? O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que tem renda mensal de até meio salário mínimo ou renda total de até três salários mínimos. Tal Cadastro proporciona a inclusão dos munícipes em vários Programas Federais, conforme abaixo elencados, a partir de uma avaliação feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social diante das informações prestadas por cada pessoa. Cadastro esse que é auto declaratório:
Programas ou Serviços por ele abrangidos? Programa Bolsa Família - Carteira do Idoso – Cisternas – Isenção de taxas em Concursos Públicos Federais – Programa Minha Casa Minha Vida – Tarifa Social de Energia - Outros
Como Cadastrar-se? Ir até o CRAS/Secretaria de Assistência Social do Município munido dos seguintes documentos: CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de endereço e Certidão de Nascimento dos filhos.

O que é?
É um Programa de transferência direta de renda do Governo Federal às famílias.
Como se beneficiar do Programa? Para se beneficiar do Programa torna-se necessário que primeiro a família esteja Cadastrada no CADÚNICO, pois será diante das informações prestadas ao mesmo que o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) fará a inclusão automática ou não da família no Programa. As famílias com possibilidade de serem contempladas no Bolsa Família serão aquelas com renda familiar per capita inferior a R$ 77,00 (extrema pobreza ) ou R$ 154,00 (Pobreza).
Documentos necessários para Cadastro? CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de endereço e Certidão de Nascimento dos filhos.

O que é?
É um Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e Emprego.As inscrições são feitas na Secretaria de Assistência Social.
Cursos: Cursos: Auxiliar de Cozinha ( em andamento)
Operador de Computador: 20 a 25 vagas - Inscrições ainda não estão abertas. Início previsto para agosto/2014. .
PROGRAMAS DE COMPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR Leite Integral - Para crianças de 06 meses a 3 anos : 100 beneficiários Leite em Pó para Idosos e Deficientes: 55 beneficiários Cesta Básica: 80 beneficiários, sendo 40 para a Sede e 40 para o Interior do município.
Como participar? Inscrever-se no CRAS/Secretaria Municipal de Assistência Social para avaliação sócioeconômica e possível inclusão.
OFICINAS Oficinas de Artesanato, Marcenaria, Corte e Costura, Tricô, Crochê, Aerodança,Corporeidade e futsal. Inscrições no CRAS/Secretaria de Assistência Social. Importante: todos os participantes deverão estar cadastrados no Cadastro único “Não temos nas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos”. Friederich Schiller


PARA MAIS INFORMAÇÕES.


SE FOR SERVIDOR MUNICIPAL.